Ribeirão Preto (SP) – Erradicar o uso inapropriado de agrotóxicos, assegurar a eficácia desses produtos sobre a produtividade e preservar a saúde do trabalhador rural são as metas da recém-criada Unidade de Referência em Tecnologia e Segurança na Aplicação de Agrotóxicos. O novo centro de estudos, que uniu o setor privado ao IAC – Instituto Agronômico, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo -, começou a funcionar recentemente e será apresentado hoje a visitantes da Agrishow.
Instalada no Centro de Engenharia e Automação do IAC, na cidade paulista de Jundiaí, a 50 km da capital, a Unidade de Referência já conta com apoio de entidades representativas do setor de defensivos agrícolas, enquanto negocia outros patrocínios com empresas da agroindústria. A expectativa é que o centro de estudos atraia recursos da ordem de R$ 2 milhões este ano.
Estudos do IAC apontam que o mau uso de agrotóxicos gera perdas anuais da ordem de R$ 2 bilhões aos agricultores e às empresas do agronegócio. Esse cenário, salientam especialistas do órgão paulista de pesquisas, constitui um dos principais entraves à sustentabilidade das propriedades rurais brasileiras.
Comentários