Jundiaí/SP
Criada por uma parceria entre o Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico (CEA-IAC) – órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP -, e a iniciativa privada, a Unidade de Referência em Tecnologia e Segurança na Aplicação de Agrotóxicos (UR) forma sua primeira turma de consultores no próximo dia 28, em Jundiaí. A nova entidade tem como objetivo capacitar profissionais-líderes para treinar mão de obra qualificada ao manejo de agrotóxicos.
A primeira etapa do curso foi realizada no CEA-IAC, na cidade paulista de Jundiaí, entre o final de março e o início deste mês, com a participação de pequenos e médios agricultores e de profissionais das empresas Citrosuco e Syngenta. O evento teve apoio das entidades Andef – Associação Nacional de Defesa Vegetal – e Sindiveg – Sindicato Nacional da Indústria de Defesa Vegetal. A segunda parte terá início no próximo dia 24, também no CEA-IAC.
Nascido em uma família de agricultores que produz milho e soja na cidade de Mombuca, na região de Araraquara (SP), Antonio Paulo Ferreira Costa é técnico agrícola atuante na cooperativa Cooperfasc e um dos consultores em formação pela Unidade de Referência. “Na região onde trabalho há pessoas que não têm acesso ao uso correto de agrotóxicos, não sabem como fazer. Enxergo na Unidade de Referência uma oportunidade única no Brasil para disseminar conhecimentos importantes sobre agrotóxicos”, destacou Costa.
Comentários